terça-feira, 20 de setembro de 2011

As cinco músicas mais tocadas em 1938

1° Pastorinhas – Silvio Caldas

A estrela d'alva
No céu desponta
E a lua anda tonta
Com tamanho esplendor
E as pastorinhas
Pra consolo da lua
Vão cantando na rua
Lindos versos de amor
Linda pastora
Morena da cor de Madalena
Tu não tens pena
De mim que vivo tonto com o meu olhar
Linda criança
Tu não me sais da lembrança
Meu coração não se cansa
De sempre e sempre te amar


2º Camisa Listada-Carmen Miranda

Vestiu uma camisa listrada, 
E saiu por aí, 
Em vez de tomar chá com torrada, 
Ele tomou Parati, 
Levava um canivete no cinto, 
E um pandeiro na mão, 
E sorria quando o povo dizia, 
Sossega, Leão, sossega Leão.
Tirou o seu anel de doutor, 
Para não dar o que afalar, 
E saiu, dizendo, eu quero mamá, 
Mamãe eu que mamá.
Levava um canivete no cinto, 
E um pandeiro na mão, 
E sorria quando o povo dizia, 
Sossega Leão, sossega Leão.
Levou meu saco de água quente, 
Pra fazer chupeta, 
E rompeu a minha cortina de veludo, 
Pra fazer uma saia, 
Abriu meu guarda-roupa, 
Arrancou a combinação, 
Até do cabo de vassoura, 
Ele fez um estandarte, para o seu Cordão.
E agora que a batucada, 
Já vai terminando, 
Eu não deixo e não consinto, 
Meu querido debochar de mim, 
Porque, se ele pegar as minhas coisas, 
Vai dar o que falar, 
Se fantasia de Antonieta, 
E vai dançar no Bola Preta, 
Até o sol raiar...


3° Se Acaso Você Chegasse- Cyro Monteiro

Se acaso você chegasse
No meu chateau e encontrasse
Aquela mulher que você gostou
Será que tinha coragem 
De trocar nossa amizade
Por ela que já lhe abandonou?
Eu falo porque essa dona 
Já mora no meu barraco 
À beira de um regato
E de um bosque em flor
De dia me lava a roupa
De noite me beija a boca
E assim nós vamos vivendo de amor


4º Na Baixa do Sapateiro – Carmen Miranda

 Ai, o amô, ai, ai
Amô, bobage que a gente não explica, ai, ai
Prova um bocadinho ôi, fica envenenado, ôi
E p'ro resto da vida é um tá de sofrê, olará, olerê
Ôi, Bahia, ai, ai
Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai
Faço o meu lamento ôi, na desesperança, ôi
de encontrá p'resse mundo o amô que eu perdi
na Bahia, vô contá:
Na Baixa do Sapateiro encontrei um dia
o moreno mais frajola da Bahia
Pediu-me um beijo, não dei
Um abraço, sorri
Pediu-me a mão, não quis dar... e fugi
Bahia, terra da felicidade
Moreno, eu ando louca de saudade
Meu Sinhô do Bonfim
arranje outro moreno igualzinho pra mim


5° Touradas em Madrid – Almirante

Eu fui às touradas em Madri
E quase não volto mais aqui
Pra ver Peri beijar Ceci.
Eu conheci uma espanhola
Natural da Catalunha;
Queria que eu tocasse castanhola
E pegasse touro à unha.
Caramba! Caracoles! Sou do samba,
Não me amoles.
Pro Brasil eu vou fugir!
Isto é conversa mole para boi dormir!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado estava exatamente procurando músicas de 1938. Vou falar segunda a partir da 14h sobre o livro Vidas Secas na rádio Lisboa Fm. http://www.radiolisboafm.com.br/. Obrigado. Agora vou seguir vocês.

    ResponderExcluir