terça-feira, 20 de setembro de 2011

As cinco músicas mais tocadas em 1936


1° Pierrô Apaixonado – Joel & Gaúcho 

Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina
Acabou chorando, acabou chorando
A colombina entrou num botequim
Bebeu, bebeu, saiu assim, assim
Dizendo: pierrô cacete
Vai tomar sorvete com o arlequim
Um grande amor tem sempre um triste fim
Com o pierrô aconteceu assim
Levando esse grande chute
Foi tomar vermute com amendoim


2° O Ébrio – Vicente Celestino

Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer 
aquela ingrata que eu amava e que me abandonou 
Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer 
Não tenho lar e nem parentes, tudo terminou 
Só nas tabernas é que encontro meu abrigo 
Cada colega de infortúnio é um grande amigo 
que embora tenham como eu seus sofrimentos 
me aconselham e aliviam os meus tormentos 
Já fui feliz e recebido com nobreza até 
Nadava em ouro e tinha alcôva de cetim 
E a cada passo um grande amigo que depunha 
 
e nos parentes confiava, sim! 
E hoje ao ver-me na miséria tudo vejo então 
O falso lar que amava e que a chorar deixei 
Cada parente, cada amigo era um ladrão 
Me abandonaram e roubaram o que amei! 

Falsos amigos eu vos peço, imploro a chorar 
Quando eu morrer à minha campa nem 
uma inscrição 
Deixai que os vermes pouco a pouco venham 
terminar 
este ébrio triste e este triste coração 
Quero somente que na campa em que 
eu repousar 
os ébrios loucos como eu venham depositar 
os seus segredos ao meu derradeiro abrigo 
e suas lágrimas de dor ao peito amigo


3° Mágoas de Caboclo – Orlando Silva

Cabocla teu olhar está me dizendo
Que você está me querendo
Que você gosta de mim
Cablocla, não te dou meu coração
Você hoje me quer muito
Amanhã não quer mais não
Não creio mais em amor nem amizade
Vivo só pela saudade
Que o passado me deixou
A vida para mim não vale nada
Desde o dia em que a malvada
Meu coração estraçalhou
E as vezes pela estrada enluarada
Lembro-me de uma toada
Que ela para mim cantava
Quando eu era feliz e não pensava
Que a desgraça em minha porta
Passo a passo me rondava
Depois que ela partiu eu fiquei triste
Nada mais pra mim existe
Fiquei no mundo a penar
E quando penso nela,
Oh! Grande Deus
Eu sinto nos olhos meus
Triste lágrima a rolar


4º É bom parar- Francisco Alves

Por que bebes tanto assim rapaz? 
Chega, já é demais
Se é por causa de mulher
É bom parar
Porque nenhuma delas
Sabe amar
Se tu hoje estás sofrendo
É porque Deus assim quer
E quanto mais vai bebendo
Mais lembras desta mulher
Não crês, conforme suponho,
Nestes versos de canção:
"Mais cresce a mulher no sonho, oi
Na taça e no coração"
Sei que tens em tua vida
Um enorme sofrimento
Mas não penses que a bebida
Seja um medicamento
De ti não terei mais pena
É bom parar por aí
Quem não bebe te condena, oi
Quem bebe zomba de ti


5° No Tabuleiro da Baiana – Carmen Miranda & Luiz Barbosa

Luiz Barbosa - No tabuleiro da baiana tem...
Carmen Miranda - Vatapá, ôi, caruru,
mungunzá, ôi, tem umbu... pra Ioiô
LB - Se eu pedir você me dá?
CM - ...lhe dou
LB -...o seu coração
o seu amor de Iaiá?
CM - No coração da baiana tem...
LB - Sedução, ô, canjerê,
ilusão, ôi, candomblé
CM - Pra você...
LB - Juro por Deus, pelo Sinhô do Bonfim
Quero você baianinha, inteirinha pra mim
CM - Sim, mas depois o que será de nós dois?
Teu amor é tão fugaz, enganador!
LB - (Mentirosa, mentirosa, mentirosa) breque
Tudo já fiz, fui até num canjerê
Pra ser feliz, meus trapinhos "juntei" (*) com
você
CM - Sim, mas depois vai ser mais uma ilusão
Que no amor quem governa é o coração...!

Um comentário:

  1. as musicas de visente selestino eu cantava ja fas muito tempo disia asim tornei me um ebio na bibida busco a sofre aquela mulher q me amava me abandonou

    ResponderExcluir